sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Proposta Currícular

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CURRÍCULO INTEGRADO
  1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

APRESENTAÇÃO
O trabalho com a Língua Portuguesa deve propiciar ao aluno a conscientização de que, por meio da linguagem, atribuímos sentido ao mundo, que através dela influenciamos e somos influenciados, enfim, é preciso possibilitar uma visão geral que dê condições ao educando de compreender a dimensão do processo comunicativo como um mecanismo através do qual se estabelecem as relações. Concomitante a isso, as propostas de atividades para serem desenvolvidas devem contemplar o texto oral e/ou escrito como a unidade basilar de ensino, considerando a diversidade de gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente. Dessa forma, devem ser trabalhados também os conteúdos literários e gramaticais em diferentes manifestações da linguagem.


OBJETIVO GERAL

ü  Levar à prática de leitura e produção de texto, tomando por base os diversos gêneros literários e aqueles que circulam nas diferentes instâncias sociais, bem como articulando as variantes da língua aos diversos contextos de uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Desenvolver a prática de leitura como forma de aprimoramento do senso crítico, do enriquecimento da memória e formação da cidadania, com base na compreensão dos diferentes discursos que circulam nas práticas sociais de uso linguístico.
ü  Instituir a prática da produção textual, na língua falada e escrita, nos mais variados gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente.
ü  Levar à compreensão das diferentes manifestações literárias, seus principais representantes e características e seus estilos próprios de manifestação da linguagem.
ü  Compreender os usos dos recursos ortográficos, fonéticos e morfológicos em diversos contextos de uso da lingua(gem).
ü  Realizar leitura extraclasse de obras completas de autores ligados aos respectivos estilos literários trabalhados.



PROPOSTA DE TRABALHO

                                  
v  Prática de leitura, de compreensão e de produção textual

ü  A Leitura e compreensão de textos na perspectiva dos gêneros textuais de circulação social, destacando os Gêneros textuais: romance, tipos de cartas. Além disso, as tipologias textuais narração, descrição, argumentação, injunção e exposição. Dessa forma, pretende-se realizar um dialogo com a vivência do aluno na sociedade.
ü  Leitura de textos que dialogam com outras disciplinas, como por exemplo, tema relacionado à água com interdisciplinaridade com geografia.
ü  Utilização adequada dos conhecimentos coesivos no processo de produção, imprimindo unidade ao texto.
ü  Utilização da linguagem como meio de expressão, informação, comunicação, participação social e política.
ü  Compreender os valores sociais implicados na variação linguística e o preconceito contra os valores populares em contraposição a normas absorvidas pelos grupos mais favorecidos socialmente.
ü  Refacção textual

v  Aspectos literários

ü  Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos. Dessa forma, estabelecemos novamente a interdisciplinaridade com a disciplina de história.
ü  Nesse aspecto, pretende-se trabalhar: As especificidades da literatura de cordel; As cantigas trovadorescas; As concepções humanitistas; O Classicismo; O Quinhentismo; A acepção barroca; O Arcadismo.

v  Aspectos gramaticais: Fonologia e Morfologia

ü Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.
ü Utilizar diversos textos para subsidiar os conteúdos gramaticais. Dessa maneira, trabalhando de forma contextualizada.
ü Nesse sentido, pretende-se abordar os seguintes conteúdos: Classificação dos fonemas; Orientações ortográficas; Acentuação gráfica;



CURRÍCULO INTEGRADO
  2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
APRESENTAÇÃO
O trabalho com a Língua Portuguesa deve propiciar ao aluno a conscientização de que, por meio da linguagem, atribuímos sentido ao mundo, que através dela influenciamos e somos influenciados, enfim, é preciso possibilitar uma visão geral que dê condições ao educando de compreender a dimensão do processo comunicativo como um mecanismo através do qual se estabelecem as relações. Concomitante a isso, as propostas de atividades para serem desenvolvidas devem contemplar o texto oral e/ou escrito como a unidade basilar de ensino, considerando a diversidade de gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente. Dessa forma, devem ser trabalhados também os conteúdos literários e gramaticais em diferentes manifestações da linguagem.

OBJETIVO GERAL

ü  Levar à prática de leitura e produção de texto, tomando por base os diversos gêneros literários e aqueles que circulam nas diferentes instâncias sociais, bem como articulando as variantes da língua aos diversos contextos de uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Instituir a prática de leitura e de produção de texto, tendo em vista os diversos estágios sociocomunicativos da língua/linguagem que versam os mais variados gêneros textuais.
ü  Entender temas de grande repercussão na sociedade a fim de tomar subsídios para construção de argumentos convincentes na produção textual.
ü  Desenvolver práticas de comunicação oral e escrita na produção de diversos gêneros textuais.
ü  Aprimorar a escrita por meio da refacção textual.
ü  Perceber as “falhas” na construção das sequências textuais a partir das próprias produções.
ü  Realizar leitura extraclasse de obras completas de autores ligados aos respectivos estilos literários trabalhados.





PROPOSTA DE TRABALHO

                                  
v  Prática de leitura, de compreensão e de produção textual

ü Leitura e compreensão de textos na perspectiva dos gêneros textuais de circulação social, destacando: editorial, debate, crônica.
ü Leitura de textos que dialogam com outras disciplinas, como por exemplo, tema relacionado às manifestações com interdisciplinaridade com a história.
ü Utilização adequada dos conhecimentos coesivos no processo de produção, imprimindo unidade ao texto.
ü Localização das informações implícitas e explícitas (centrais e secundárias)
ü Identificação de sentido de palavras ou expressões, utilizando as pistas contextuais (indícios do contexto lingüístico e extra-lingüístico)
ü Refacção textual

v  Aspectos literários

ü  Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos. Dessa forma, estabelecemos novamente a interdisciplinaridade com a disciplina de história.
ü  Nesse aspecto, pretende-se trabalhar: Romantismo: características, contexto históricos e principais representantes; História social do Romantismo: a poesia e a prosa; Romantismo; O A linguagem do Realismo; do Naturalismo e do Parnasianismo; O Realismo-naturalismo; O Parnasianismo no Brasil; O Simbolismo.


v Aspectos gramaticais: Estudo de Morfossintaxe

ü Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.
ü Utilizar diversos textos para subsidiar os conteúdos gramaticais. Dessa maneira, trabalhando de forma contextualizada.
ü Nesse sentido, pretende-se abordar os seguintes conteúdos: Classes de palavras (O substantivo; O adjetivo; O artigo; O numeral; O pronome; O verbo; O advérbio; A conjunção; A preposição; A interjeição. O modelo morfossintático: sujeito e predicado. Termos ligados ao verbo: objeto direto, objeto indireto, adjunto adverbial. O predicativo – tipos de predicado. Termos ligados ao nome: adjunto adnominal e complemento nominal. Termos ligados ao nome: aposto e vocativo.




CURRÍCULO INTEGRADO
  3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
APRESENTAÇÃO
O trabalho com a Língua Portuguesa deve propiciar ao aluno a conscientização de que, por meio da linguagem, atribuímos sentido ao mundo, que através dela influenciamos e somos influenciados, enfim, é preciso possibilitar uma visão geral que dê condições ao educando de compreender a dimensão do processo comunicativo como um mecanismo através do qual se estabelecem as relações. Concomitante a isso, as propostas de atividades para serem desenvolvidas devem contemplar o texto oral e/ou escrito como a unidade basilar de ensino, considerando a diversidade de gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente. Dessa forma, devem ser trabalhados também os conteúdos literários e gramaticais em diferentes manifestações da linguagem.


OBJETIVO GERAL

ü Instituir a prática de leitura e produção de texto, tomando como suporte os diversos gêneros literários e aqueles que circulam nas diferentes instâncias sociais de uso linguístico.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Desenvolver a prática de leitura como forma de aprimoramento do senso crítico, do enriquecimento da memória e formação da cidadania.
ü Desenvolver a prática de leitura por meio da compreensão dos diferentes discursos que circulam nas práticas sociais de uso linguístico, com ênfase aos gêneros textuais da modalidade falada e escrita da língua.
ü Levar à compreensão das diferentes manifestações literárias, seus principais representantes e características e seus estilos próprios de manifestação da linguagem.
ü Desenvolver a leitura integral de algumas obras literárias, de acordo com o período literário ao qual se enquadra.
ü Usar os conhecimentos adquiridos por meio das práticas de análise linguística para expandir a capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem.



PROPOSTA DE TRABALHO

                                  
v  Prática de leitura, de compreensão e de produção textual

ü A Leitura e compreensão de textos na perspectiva dos gêneros textuais de circulação social, destacando os Gêneros textuais: artigo de opinião, tipos de cartas, entre outros.
ü No que se refere à produção textual, a ênfase maior será na tipologia textual denominada dissertativa. Isso se deve pelo fato dos vestibulares e o ENEM cobrarem esse tipo de texto.
ü  Utilização e compreensão dos significados nos textos digitais, correlacionando-os com os gêneros textuais emergentes.


v  Aspectos literários

ü  Estabelecer relações entre a leitura e a interpretação de produções literárias e a compreensão dos problemas e das transformações sociais nos diferentes momentos históricos. Dessa forma, estabelecemos novamente a interdisciplinaridade com a disciplina de história.
ü  Nesse aspecto, pretende-se trabalhar: Modernismo em Portugal; O pré-modernismo no Brasil; A semana da Arte Moderna; A linguagem do Modernismo no Brasil; Principais representantes do Modernismo; As três fases do Modernismo; A literatura contemporânea; A poesia e prosa pós-moderna.

v Aspectos gramaticais: Estudo de Morfossintaxe

ü Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.
ü Utilizar diversos textos para subsidiar os conteúdos gramaticais. Dessa maneira, trabalhando de forma contextualizada.
ü Nesse sentido, pretende-se abordar os seguintes conteúdos: Frase; Oração; Período Simples e Período Composto; Período Composto por coordenação; Período Composto por Subordinação; Concordância verbal; Concordância nominal; Regência verbal; Regência nominal; Colocação Pronominal




CURRÍCULO INTEGRADO
  9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II
APRESENTAÇÃO
O trabalho com a Língua Portuguesa deve propiciar ao aluno a conscientização de que, por meio da linguagem, atribuímos sentido ao mundo, que através dela influenciamos e somos influenciados, enfim, é preciso possibilitar uma visão geral que dê condições ao educando de compreender a dimensão do processo comunicativo como um mecanismo através do qual se estabelecem as relações. Concomitante a isso, as propostas de atividades para serem desenvolvidas devem contemplar o texto oral e/ou escrito como a unidade basilar de ensino, considerando a diversidade de gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente. Dessa forma, devem ser trabalhados também os conteúdos literários e gramaticais em diferentes manifestações da linguagem.


OBJETIVO GERAL

ü  Desenvolver a prática de leitura e produção de texto, partindo dos diversos gêneros literários e não-literários, articulando as variantes da língua e os conteúdos gramaticais aos diversos contextos de uso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Desenvolver a prática de leitura como forma de aprimoramento do senso crítico, do enriquecimento da memória e formação da cidadania, com base na compreensão dos diferentes discursos que circulam nas práticas sociais de uso linguístico.
ü  Instituir a prática da produção textual, na língua falada e escrita, nos mais variados gêneros textuais/discursivos que circulam socialmente.
ü  Compreender os usos dos recursos ortográficos, fonéticos e morfológicos em diversos contextos de uso da língua(gem).
ü  Estabelecer nexo de coerência entre os conteúdos gramaticais e a prática cotidiana de uso da língua.






PROPOSTA DE TRABALHO

                                  
v  Prática de leitura, de compreensão e de produção textual

ü  A Leitura e compreensão de textos na perspectiva dos gêneros textuais de circulação social, destacando os Gêneros textuais: poesia, contos, folhetos e cartazes. Além disso, as tipologias textuais narração, descrição, argumentação, injunção e exposição. Dessa forma, pretende-se realizar um dialogo com a vivência do aluno na sociedade.
ü  Leitura de textos que dialogam com outras disciplinas
ü  Utilização das estratégias de leitura como: mecanismos de interpretação dos textos:  formulação de hipóteses (antecipação e inferência)  verificação de hipóteses (seleção e  checagem) produção de leitura através de paráfrases (reconto, dramatizações, resumos...)

v  Aspectos literários

ü  Pretende-se trabalhar: saraus e declamações de poemas; Narrações de trechos de romances e novelas; Dramatizações/apresentações de peças teatrais; Comentários sobre as obras lidas.

v  Aspectos gramaticais

ü Conceber o ensino da gramática, entendendo-a como um instrumento indispensável no processo de produção e recepção de texto.
ü Utilizar diversos textos para subsidiar os conteúdos gramaticais. Dessa maneira, trabalhando de forma contextualizada.
Nesse sentido, pretende-se abordar os seguintes conteúdos: formação de palavras; período simples e composto; orações coordenadas sindéticas e assindéticas; orações subordinadas. 

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