domingo, 2 de fevereiro de 2014

Informativo

Posted by Unknown  |  Tagged as:


Senhores Pais e/ou Responsáveis
Para uma boa organização de ideias e diretrizes básicas de funcionamento de uma Instituição educativa, se faz necessário sistematizar em documento para que seja direcionado às famílias. Dessa forma, leiam atentamente os textos abaixo, pois tudo que se refere ao Educandário Imaculada Conceição estão presentes nesse manual do aluno.
Equipe Pedagógica

DAS FINALIDADES EDUCACIONAIS
O Educandário Imaculada Conceição tem a finalidade de oferecer a Educação Básica na etapa da Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em atendimento a política educacional do país, e do Estado, proporcionando ao educando uma cultura geral básica e uma formação necessária, ao desenvolvimento de suas potencialidades como elemento de auto-realização e preparo para o exercício consciente da cidadania.

DA ORGANIZAÇÃO TÉCNICA-ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA     
            A organização técnica-administrativa e pedagógica do Educandário abrange:
            I – a Direção Administrativa
II - a Direção Pedagógica
III – Assessoria Pedagógica
            IV – a Coordenação Pedagógica
            V – o corpo docente
            VI – o corpo discente
            VII – os serviços administrativos                   
VIII – Os serviços de apoio administrativo.

DOS DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS
                  São direitos dos alunos:
                  I – Ter cada aluno a sua individualidade respeitada pela comunidade escolar, não lhe sendo infringido desacato físico ou moral;
                  II – Organizar e participar de associações e grêmios com finalidade educativa, podendo votar e ser votado;
                  III – Usufruir de um ambiente condigno, sadio e propício ao ensino-aprendizagem;
                  IV – Recorrer às autoridades escolares quando prejudicados em seus direitos.

                  São deveres dos alunos:
                  I – Respeitar os regulamentos e normas do Educandário;
                  II – Abster-se de atos que perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato as leis, às autoridades escolares e funcionários, bem como aos representantes de turmas no desempenho de suas funções;
                  III – Tratar com respeito os diretores, professores, funcionários e colegas;
                  IV – Desempenhar a contento todas as atividades escolares em que sua participação for exigida;
                  V – Contribuir, no que lhe couber, para a conservação e valorização do Educandário.


Ensino Infantil
Para que o trabalho pedagógico tenha significado nas ações desenvolvidas no cotidiano escolar e nos ambientes extrassalas, a organização é primordial, pois facilitará o desenvolvimento da criança nos aspectos: cognitivo, psicomotor e socioafetivo. Para que isso tudo aconteça a contendo, segue o passo-a-passo da nossa rotina:
·         RODA INICIAL é a acolhida inicial realizada pelas professoras visando estabelecer as relações interpessoais, desenvolver a oralidade e a autonomia das crianças para expressão dos sentimentos. Tudo isso é desenvolvido através de conversas informais e de cantigas de roda com diversos repertórios e ritmos.

·         ATIVIDADES DIRIGIDAS nesses momentos são desenvolvidas atividades de acordo com o planejamento. Em cada Estágio são explorados diversos tipos de materiais e são feitas abordagens específicas, respeitando a faixa etária, a maturidade e a coordenação motora das crianças.

·         PARQUE recurso pedagógico que ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora ampla (andar, correr, pular...) e construir relações interpessoais com os colegas. No contexto de organização das atividades diárias, as crianças têm acesso ao parque existente na escola de acordo com a estrutura de cada um e em horários específicos.


·         A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA em sala de aula faz parte da rotina também, nesses momentos procuramos apresentar para nossas crianças histórias formais e cotidianas que integrem valores para os projetos dimensionados na sala de aula.


IMPORTANTE: Pedimos que não enviem para a escola brinquedos de alto valor, nem brinquedos que contenham peças pequenas que possam oferecer risco às crianças.

AVALIAÇÃO
As crianças da Educação Infantil serão avaliadas diariamente e a maneira que apresentaremos os resultados das aprendizagens, será através de fichas avaliativas e relatórios descritivos do desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e motor por bimestre.


Ensino Fundamental e Médio
São objetivos específicos do Ensino Fundamental:
                        I – O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
                        II – A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
                        III – O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
                        IV – O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
São objetivos específicos do Ensino Médio:
                        I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
                        II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
                        III – o aperfeiçoamento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
                        IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

O CURRÍCULO
A Organização curricular desses segmentos tem como fundamento teórico-prático: o RCN (Referenciais Curriculares Nacionais), RCNEI (Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil) os PCN’S (Parâmetros Curriculares Nacionais), documentos que norteiam as nossas ações pedagógicas.
LIVRO DIDÁTICO
Adotamos os livros da Editora Ática, Editora Scipione (Ensino Fundamental e Médio) e Editora Moderna (Educação Infantil) que servem de recurso pedagógico para aprimorar as nossas ações didático-pedagógicas.
LIVROS PARADIDÁTICOS
Durante todo o ano, intensificaremos as nossas ações referentes aos hábitos de leitura. Por isso, informamos que durante todos os bimestres a escola estará procedendo ao encaminhamento de ações de cunho literário, solicitando as aquisições dos livros paradidáticos, visando ampliar/consolidar o repertório de leitura das crianças.
OS ESPORTES
A partir da Educação Infantil ao Ensino Médio, as turmas terão na sua grade curricular duas aulas de Educação Física por semana.

ESCOLINHAS DE ESPORTES

Informamos que os pais interessados em matricular os seus filhos em escolinha de Natação e Futebol de campo, deverão se dirigir à secretaria da escola. Comunicamos também, que todas as atividades esportivas iniciarão nesse semestre.

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio terão suas aulas iniciadas pela manhã às 7h e finalizadas às 11h30. Cada segmento de ensino tem uma grade específica de horários e ações educativas condizentes com a necessidade do cumprimento dos objetivos curriculares de cada uma.
O FARDAMENTO
 Constitui-se em um aspecto imprescindível para identificação dos alunos e para organização das atividades físicas e pedagógicas. Para isso, os responsáveis deverão encaminhar os alunos com o fardamento devido, obedecendo as especificidades e necessidades diárias. Assim:
·                     Nas aulas regulares os alunos deverão trajar:
·                     Educação Infantil: short e camiseta regata (vendidos na escola) e tênis preto.
·                     Ensino Fundamental I: calça, camiseta (vendida na escola) e tênis preto.
·                     Ensino Fundamental II e Ensino Médio: calça, camiseta (vendida na escola) e tênis preto.
·                     Educação Física: short azul, camiseta regata e tênis.

A AGENDA
É de primordial importância o preenchimento da primeira página da agenda com todas as informações solicitadas. É necessário também o acompanhamento da mesma pelos pais/responsáveis, já que ela é servirá como um meio de comunicação entre a escola e a família.


AS AVALIAÇÕES...
Serão realizadas continuamente durante o bimestre e ao término do mesmo o aluno fará uma avaliação final.

CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO:
As nossas avaliações são feitas de maneira contínua, pois acreditamos que o diferencial das aprendizagens se consiste na rotina diária de estudos. O hábito de sistematizar os estudos faz com que a apropriação de conteúdos seja mais eficaz.  Portanto, observem os calendários semanais e os bimestrais de todos os segmentos, exceto Educação Infantil:

 

 



ATENÇÃO!
  As avaliações semanais para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, serão realizadas sempre no dia em que houver uma aula da disciplina no horário. Poderão ser aplicadas duas avaliações no mesmo dia se coincidir o horário.





DA RECUPERAÇÃO, PROMOÇÃO E RETENÇÃO
                 
                  Será aprovado o aluno que atingir ao fim do ano letivo, frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) do total de aulas ministradas durante o mesmo e obtiver média igual ou superior a 7(sete) resultante da média aritmética de acordo com a fórmula seguinte:
 MA =NB1 + NB2 + NB3 + NB4  =         28 =7,0
                             4                              4
                  Não preenchendo os requisitos do artigo anterior o aluno será submetido a uma prova final, desde que tenha alcançado média superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0(sete) condicionando-se a aprovação a obtenção da média 5,0 (cinco) resultante de seguinte média ponderada:
MFA= MA X 2 + PF X 1
                        3
                  Será considerado retido o aluno que obtiver média anual menor que 2,5 (dois e meio).

DA PROGRESSÃO PARCIAL

No 8° ano  e nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, o aluno que ficar retido em até duas disciplinas poderá ser matriculado na série seguinte, mas ficará na progressão parcial das disciplinas em que ficou retido. O mesmo fará uma matrícula e pagará a mensalidade por essa progressão que custará 15% do valor da mensalidade normal por cada disciplina.

A COORDENAÇÃO

Esclarecemos a todos que as atividades dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 2º ano estarão sob a Coordenação Pedagógica Eliesse Queiroz e  do 3º ao 5º ano, sob a Coordenação Pedagógica de Vera Aguiar.
Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio estarão sob a Coordenação de Haiane Filgueira.
Os pais que necessitem de esclarecimentos, conversas individualizadas sobre as ações educativas referentes a estes segmentos de ensino poderão agendar o horário de 8h as 9h30 nas terças e quintas-feiras.

DICAS PARA OS ESTUDANTES PARA ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS PARA OBTER BONS RESULTADOS:
1. Crie uma rotina com disciplina para organizar seus estudos;
2. Programe-se para que todas as matérias sejam estudadas durante a semana;
3. Recapitule as matérias que teve aula no dia;
5. Procure selecionar assuntos fáceis e difíceis mantendo o equilíbrio entre ambos, pois vai ajudar a melhorar o rendimento;
6. Mantenha sua atenção nos estudos (desligue o telefone celular);
7. Procure planejar seus estudos de acordo com seu ritmo, dentro da sua realidade para que você consiga atingir seu objetivo;
8. Anote as dúvidas e pergunte ao seu professor;
9. Qualquer palavra que não conheça consulte o seu significado (enriqueça seu vocabulário);
10. É muito importante: a leitura e produção de texto.

Certos de estarmos encaminhando ações coletivas em prol da boa educação!

Agradece,
A Direção Geral.

0 comentários:

Seguidores

Total de visualizações de página

Subscribe to our Mailing List

We'll never share your Email address.
Telefone: (84) 3351-2986 Facebook:educandarioic