Senhores Pais e/ou Responsáveis
Para uma boa
organização de ideias e diretrizes básicas de funcionamento de uma Instituição
educativa, se faz necessário sistematizar em documento para que seja
direcionado às famílias. Dessa forma, leiam atentamente os textos abaixo, pois
tudo que se refere ao Educandário Imaculada Conceição estão presentes nesse
manual do aluno.
Equipe
Pedagógica
DAS FINALIDADES EDUCACIONAIS
O Educandário
Imaculada Conceição tem a finalidade de oferecer a Educação Básica na etapa da
Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, em atendimento a
política educacional do país, e do Estado, proporcionando ao educando uma
cultura geral básica e uma formação necessária, ao desenvolvimento de suas
potencialidades como elemento de auto-realização e preparo para o exercício
consciente da cidadania.
DA ORGANIZAÇÃO TÉCNICA-ADMINISTRATIVA E
PEDAGÓGICA
A organização técnica-administrativa
e pedagógica do Educandário abrange:
I – a Direção Administrativa
II
- a Direção Pedagógica
III
– Assessoria Pedagógica
IV – a Coordenação Pedagógica
V – o corpo docente
VI – o corpo discente
VII – os serviços administrativos
VIII
– Os serviços de apoio administrativo.
DOS DIREITOS E
DEVERES DOS ALUNOS
São direitos dos alunos:
I – Ter cada aluno a sua
individualidade respeitada pela comunidade escolar, não lhe sendo infringido
desacato físico ou moral;
II – Organizar e participar de
associações e grêmios com finalidade educativa, podendo votar e ser votado;
III – Usufruir de um ambiente
condigno, sadio e propício ao ensino-aprendizagem;
IV – Recorrer às autoridades
escolares quando prejudicados em seus direitos.
São deveres dos alunos:
I – Respeitar os regulamentos
e normas do Educandário;
II – Abster-se de atos que
perturbem a ordem, ofendam os bons costumes ou importem em desacato as leis, às
autoridades escolares e funcionários, bem como aos representantes de turmas no
desempenho de suas funções;
III – Tratar com respeito os
diretores, professores, funcionários e colegas;
IV – Desempenhar a contento
todas as atividades escolares em que sua participação for exigida;
V – Contribuir, no que lhe
couber, para a conservação e valorização do Educandário.
Ensino Infantil
Para
que o trabalho pedagógico tenha significado nas ações desenvolvidas no
cotidiano escolar e nos ambientes extrassalas, a organização é primordial, pois
facilitará o desenvolvimento da criança nos aspectos: cognitivo, psicomotor e socioafetivo.
Para que isso tudo aconteça a contendo, segue o passo-a-passo da nossa rotina:
·
RODA INICIAL é a
acolhida inicial realizada pelas professoras visando estabelecer as relações
interpessoais, desenvolver a oralidade e a autonomia das crianças para expressão
dos sentimentos. Tudo isso é desenvolvido através de conversas informais e de
cantigas de roda com diversos repertórios e ritmos.
·
ATIVIDADES DIRIGIDAS nesses
momentos são desenvolvidas atividades de acordo com o planejamento. Em cada
Estágio são explorados diversos tipos de materiais e são feitas abordagens
específicas, respeitando a faixa etária, a maturidade e a coordenação motora
das crianças.
·
PARQUE recurso pedagógico
que ajuda as crianças a desenvolverem a coordenação motora ampla (andar,
correr, pular...) e construir relações interpessoais com os colegas. No
contexto de organização das atividades diárias, as crianças têm acesso ao
parque existente na escola de acordo com a estrutura de cada um e em horários
específicos.
·
A
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA em sala de aula
faz parte da rotina também, nesses momentos procuramos apresentar para nossas
crianças histórias formais e cotidianas que integrem valores para os projetos
dimensionados na sala de aula.
IMPORTANTE: Pedimos que não
enviem para a escola brinquedos de alto valor, nem brinquedos que contenham
peças pequenas que possam oferecer risco às crianças.
AVALIAÇÃO
As
crianças da Educação Infantil serão avaliadas diariamente e a maneira que
apresentaremos os resultados das aprendizagens, será através de fichas
avaliativas e relatórios descritivos do desenvolvimento cognitivo, socioafetivo
e motor por bimestre.
Ensino Fundamental e Médio
São objetivos específicos do Ensino
Fundamental:
I – O desenvolvimento da
capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da
escrita e do cálculo;
II – A compreensão do
ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos
valores em que se fundamenta a sociedade;
III – O desenvolvimento
da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e
habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – O fortalecimento
dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância
recíproca em que se assenta a vida social.
São objetivos
específicos do Ensino Médio:
I – a consolidação e o
aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento de estudos;
II – a preparação básica
para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a
ser capaz de se adaptar com flexibilidade as novas condições de ocupação ou
aperfeiçoamento posteriores;
III – o aperfeiçoamento
do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento
da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos
fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a
teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
O CURRÍCULO
A
Organização curricular desses segmentos tem como fundamento teórico-prático: o
RCN (Referenciais Curriculares Nacionais), RCNEI (Referenciais Curriculares
Nacionais da Educação Infantil) os PCN’S (Parâmetros Curriculares Nacionais), documentos
que norteiam as nossas ações pedagógicas.
LIVRO DIDÁTICO
Adotamos
os livros da Editora Ática, Editora Scipione (Ensino Fundamental e Médio) e
Editora Moderna (Educação Infantil) que servem de recurso pedagógico para
aprimorar as nossas ações didático-pedagógicas.
LIVROS PARADIDÁTICOS
Durante
todo o ano, intensificaremos as nossas ações referentes aos hábitos de leitura.
Por isso, informamos que durante todos os bimestres a escola estará procedendo
ao encaminhamento de ações de cunho literário, solicitando as aquisições dos
livros paradidáticos, visando ampliar/consolidar o repertório de leitura das
crianças.
OS ESPORTES
A
partir da Educação Infantil ao Ensino Médio, as turmas terão na sua grade
curricular duas aulas de Educação Física por semana.
ESCOLINHAS DE ESPORTES
Informamos que os
pais interessados em matricular os seus filhos em escolinha de Natação e Futebol
de campo, deverão se dirigir à secretaria da escola. Comunicamos também, que
todas as atividades esportivas iniciarão nesse semestre.
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Os
alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio terão suas aulas iniciadas pela
manhã às 7h e finalizadas às 11h30. Cada segmento de ensino tem uma grade
específica de horários e ações educativas condizentes com a necessidade do
cumprimento dos objetivos curriculares de cada uma.
O
FARDAMENTO
Constitui-se em um aspecto imprescindível para
identificação dos alunos e para organização das atividades físicas e
pedagógicas. Para isso, os responsáveis deverão encaminhar os alunos com o
fardamento devido, obedecendo as especificidades e necessidades diárias. Assim:
·
Nas aulas regulares
os alunos deverão trajar:
·
Educação Infantil: short e camiseta regata
(vendidos na escola) e tênis preto.
·
Ensino Fundamental I:
calça,
camiseta (vendida na escola) e tênis preto.
·
Ensino Fundamental II
e Ensino Médio:
calça, camiseta (vendida na escola) e tênis preto.
·
Educação Física: short azul, camiseta
regata e tênis.
A
AGENDA
É de primordial
importância o preenchimento da primeira página da agenda com todas as
informações solicitadas. É necessário também o acompanhamento da mesma pelos
pais/responsáveis, já que ela é servirá como um meio de comunicação entre a
escola e a família.
AS AVALIAÇÕES...
Serão realizadas
continuamente durante o bimestre e ao término do mesmo o aluno fará uma
avaliação final.
CALENDÁRIO DAS
ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ENSINO MÉDIO:
As
nossas avaliações são feitas de maneira contínua, pois acreditamos que o
diferencial das aprendizagens se consiste na rotina diária de estudos. O hábito
de sistematizar os estudos faz com que a apropriação de conteúdos seja mais eficaz. Portanto, observem os calendários semanais e os
bimestrais de todos os segmentos, exceto Educação Infantil:
ATENÇÃO!
As avaliações semanais para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio,
serão realizadas sempre no dia em que houver uma aula da disciplina no horário.
Poderão ser aplicadas duas avaliações no mesmo dia se coincidir o horário.
DA RECUPERAÇÃO,
PROMOÇÃO E RETENÇÃO
Será aprovado o aluno que
atingir ao fim do ano letivo, frequência igual ou superior a 75% (setenta e
cinco por cento) do total de aulas ministradas durante o mesmo e obtiver média
igual ou superior a 7(sete) resultante da média aritmética de acordo com a
fórmula seguinte:
MA =NB1 + NB2 + NB3 + NB4 = 28
=7,0
4 4
Não preenchendo os requisitos
do artigo anterior o aluno será submetido a uma prova final, desde que tenha
alcançado média superior a 4,0 (quatro) e inferior a 7,0(sete) condicionando-se
a aprovação a obtenção da média 5,0 (cinco) resultante de seguinte média
ponderada:
MFA= MA X 2 + PF X
1
3
Será considerado retido o
aluno que obtiver média anual menor que 2,5 (dois e meio).
DA PROGRESSÃO PARCIAL
No 8° ano e nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, o aluno
que ficar retido em até duas disciplinas poderá ser matriculado na série
seguinte, mas ficará na progressão parcial das disciplinas em que ficou retido.
O mesmo fará uma matrícula e pagará a mensalidade por essa progressão que custará
15% do valor da mensalidade normal por cada disciplina.
A COORDENAÇÃO
Esclarecemos a todos
que as atividades dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 2º
ano estarão sob a Coordenação Pedagógica Eliesse Queiroz e do 3º ao 5º ano, sob a Coordenação Pedagógica
de Vera Aguiar.
Ensino Fundamental
Anos Finais e Ensino Médio estarão sob a Coordenação de Haiane Filgueira.
Os pais que
necessitem de esclarecimentos, conversas individualizadas sobre as ações
educativas referentes a estes segmentos de ensino poderão agendar o horário de
8h as 9h30 nas terças e quintas-feiras.
DICAS PARA OS ESTUDANTES PARA
ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS PARA OBTER BONS RESULTADOS:
1. Crie uma rotina com
disciplina para organizar seus estudos;
2. Programe-se para que todas
as matérias sejam estudadas durante a semana;
3. Recapitule as matérias que
teve aula no dia;
5. Procure selecionar assuntos
fáceis e difíceis mantendo o equilíbrio entre ambos, pois vai ajudar a melhorar
o rendimento;
6. Mantenha sua atenção nos
estudos (desligue o telefone celular);
7. Procure planejar seus
estudos de acordo com seu ritmo, dentro da sua realidade para que você consiga atingir
seu objetivo;
8. Anote as dúvidas e pergunte
ao seu professor;
9. Qualquer palavra que não
conheça consulte o seu significado (enriqueça seu vocabulário);
10. É muito importante: a
leitura e produção de texto.
Certos
de estarmos encaminhando ações coletivas em prol da boa educação!
Agradece,
A Direção Geral.
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